Conforme a estimativa do Projeto Siga, a área já colhida o momento é de cerca de até 960 mil hectares no Mato Grosso do Sul.

Segundo o Projeto Siga, mantido pela Semadesc em parceria com a Aprosoja/MS, mais de um quarto das lavouras de soja em Mato Grosso do Sul já foram colhidas até o fim da semana passada. A região Norte é onde a colheita está mais avançada, com 32% da área já colhida, seguida pela região Centro com 24,7% e a região Sul com 23,4%. A área colhida até o momento é de cerca de 960 mil hectares. Apesar das chuvas intensas dos últimos dias, os técnicos avaliam que 93% das lavouras estão em bom estado produtivo e 7% estão em condições regulares. A estimativa é que a área ocupada pela soja parecia 3.842 milhões de hectares neste ano no estado, com produção de 13.378 milhões de toneladas, quase 54% superior ao ano passado.

No entanto, a colheita está atrasada devido às chuvas recorrentes em janeiro e fevereiro, e os técnicos alertam que o tempo deve voltar a ficar inevitavelmente até o fim da semana. Quanto ao milho, o plantio está avançando nas regiões onde a colheita da soja está mais acelerada, com a região Norte liderando com média de 30,2%. A área plantada até o momento é de cerca de 444 mil hectares, e estima-se que a safra de milho seja 5,39% maior em relação ao ciclo passado, com produtividade calculada em 80,33 sacas por hectare. No entanto, os técnicos alertam que o atraso na colheita da soja pode afetar o plantio do milho e interferir no desenvolvimento da cultura.

Situação preocupante para os produtores

Colheita da soja em Mato Grosso do Sul está sob excesso de chuvas
O excesso de chuvas no Mato Grosso do Sul está impactando a ocupação na colheita de soja e, consequentemente, na semearadura do milho nesta safra.

No entanto, a baixa luminosidade nas lavouras, devido ao excesso de chuvas, está atrasando o fechamento do ciclo da cultura da soja no Estado, adiando em média de 7 a 10 dias o fechamento, impactando a operação de semeadura do milho. CONFIRA A PREVISÃO ABAIXO

Para maior detalhamento das safras de soja em Jaraguari confere o artigo: http://jaraguari.com/2023/03/14/serie-historica-do-cultivo-da-soja-em-jaraguari-ms/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *